quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GARRAFA DE COCA-COLA



A internacionalmente amada garrafa de Coca-Cola foi concebida por Alexander Samuelson, um soprador de vidro sueco, que trabalhava na Root Glass Company, com sede em Terre Haute, no Indiana. A sua forma torneada foi patenteada em 1915 e lançada no mercado em 1916. Samuelson retitou a sua inspiração de uma ilustração de um grão de cacau da Encycloaedia Britannica. Para além disso, a sua forma esguia destinava-se a destinguila da concorrência, a ser reconhecida no escuro ou mesmo quando partida. As suas ranhuras verticais paralelas, o centro mais largo e o estreitamento das extremidades permitiram que a garrafa de vidro fosse patenteada e a sua marca registada pela originalidade da sua forma. O vidro que, originalmente, continha areia que lhe conferia um tom esverdeado, mudou de cor ao longo dos tempos, embora a forma da garrafa se mantenha fiel à original. A Coca-cola foi vendida pela primeira vez em 1886 numa drugstore de Atlanta. A bebida foi criada pelo farmacêutico Dr. John Pemberton e o nome foi-lhe dado pelo seu contabilista, Frank Robinson, que também desenhou o primeiro logótipo, criando um dos logótipos mais duradouros da história. Em 1899, a Coca-Cola foi engarrafada pela primeira vez, depois de ter vindo a ser vendida à pressão durante mais de uma década. Devido à sua garrafa banal, a Coca-Cola era frequentemente imitada. A garrafa estilizada veio alterar esse facto. Nessa altura, a bebida tinha-se tornado numa das mais populares bebidas de pressão em toda a América. A garrafa de Coca-Cola ilustra o poder da identidade de uma marca. À medida que a bebida se espalhou pelo mundo, demonstrando o poder sem fronteiras da cultura americana, a garrafa foi apresentada com o seu lettering característico em inúmeros idiomas, impondo a marca em todo o mundo. São raros os modelos de embalagem que tenham sobrevivido a ciclos económicos, políticos e culturais. A garrafa tornou-se numa peça de coleccionador, objecto de culto, tema para artistas e, essencialmente, objecto de estudo para todos os que se interessam por marcas. O modelo arqueado passou por diversas versões, incluindo várias actualizações da sua forma. O exemplo mais conhecido é a garrafa de tamnha gigante criada em 1955 por Raymond Loewy que desempenhava o cargo de consultor de design. O modelo de Samuelson é frequentemente utilizado como base para exercícios de marketing e muitos designers foram abordados no sentido de darem a esta forma emblemática um toque pessoal da sua criatividade. A Coca-Cola vende mais de 47 mil milhões de garrafas por ano e a garrafa original mantém-se guardada para desenvolvimento de imagem. Em 1993, o modelo estilizado clássico de Samuelson foi transposto para plástico, provando assim capacidade deste ícone cultural de suplantar o material e as mudanças tecnológicas.

1 comentário:

  1. Hello, I’m not sure where you found your information about the contour Coca-Cola bottle design, but I can tell you that it was not “Alexander Samuelson” who designed the iconic bottle. In fact it was an American by the name of Earl R. Dean. The reason that people mistake him for the designer is because Samuelson’s name was put on the patent. Back then, it was common for a name other than the actual inventor to be placed on a patent. Here are a couple of resources you can check out:

    http://www.thecontourbottle.com
    http://en.wikipedia.org/wiki/Coca_cola#Contour_bottle_design
    http://www.snopes.com/cokelore/bottle.asp

    ResponderEliminar