quarta-feira, 25 de novembro de 2009

LADDER BACK MACKINTOSH


A influente carreira de Charles Rennie Mackintosh fez dele um dos mais importantes designers britânicos do design do séc. XX. Depois de se licenciar na Escola de Arte de Glasgow, Mackintosh começou a trabalhar para o recentemente fundado atelier de arquitecturade Honeyman and Keppie, em 1890. Alguns anos mais tarde, os seus primeiros designs de mobiliário e de decoração ajudaram-no a ganhar o prestigioso concurso para uma nova Escola de Arte em Glasgow, que, por sua vez, atraiu a atenção dos editores das influentes revistas de design The Studio e Dekorative Kunst. Com uma credibilidade instantânea atribuída pelas revistas, Mackintosh ganhou um convite para apresentar o seu trabalho em Viena, na exposição da Secessão de 1900, ganhando assim renome internacional e a aceitação em pé de igualdade com nomes como Koloman Moser e Josef Hoffmann. Entretanto, à medida que a escola de arte ganhava forma em Glasgow na viragem do século, o editor Walter Blackie contactou Mackintosh para projectar a sua casa, a Hill House, em Helensburgh, nos arredores de Glasgow. Blackie sentia-se atraído pela visão do design de Mackintosh, que consistia na concepção total da casa por uma única pessoa, desde o edifício, passando pela cautelaria, até às maçanetas das portas. A cadeira Ladder Back foi concebida por Mackintosh para o quarto de Blackie. Afastando-se do naturalismo orgânico da Art Nouveau, Mackintosh adoptou para esta cadeira uma geometria abstracta inspirada nos padrôes rectilíneos do design japonês. O seu interesse residia no equilíbrio de opostos, tendo, por isso, escolhido uma estrutura em madeira de freixo pintada de preto que contrasta com a parede branca. O peso aparentemente desnecessário da cadeira foi definido para salientar as qualidades espaciais da divisão. Para Mackintosh, o efeito visual de um conjunto totalmente integrado era mais importantedo que a qualidade da execução e a verdade dos materiais que os seus contemporâneos do movimento Arts and Crafts estavam a advogar na altura na Grâ-Bretanha. Aplicou princípios semelhantes na concepção de diversos salões de chá para Catherine Cranston, em Glasgow. Mackintosh deixou a Honeyman and Keppie em 1913. Tentou impor-se como um arquitecto independente, mas foi difícil atrair muito mais encomendas de mobiliário. Começou a pintar e retirou-se para o sul de França em 1923, tendo falecido em 1928 em Londres. A cadeira Ladder Back, originalmente fabricada à mão foi, mais tarde, reeditada pelo fabricante italiano Cassina, que também produziu uma série de modelos de cadeiras e mesas concebidos por Mackintosh.

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